quinta-feira, 8 de março de 2007

Cheesecake feito no forno

De acordo com o pedido de várias famílias Grin, aqui fica a receita do cheesecake no forno!

Demora 20 minutos a preparar, a cozer 50 minutos
Ingredientes para 4 pessoas:
100 g de bolachas de canela (também pode ser bolacha maria)
40 g de manteiga amolecida
1,5 dl de natas
350 g de queijo branco com 20 % de gordura
75 g de açúcar
1 colher de café de baunilha em pó
2 ovos
farinha (não me lembro da quantidade... :|)

Para decorar: 10 Morangos (pode ser substituído por ananás) e 1 Colher sopa açúcar em pó

1. Aquecer o forno a 160º C. Pique as bolachas e misture com as 40 g de manteiga. Barre uma forma de fundo amovível com manteiga ou margarina, e forre o fundo da forma com a base de bolacha.
2. Leve ao forno a massa de bolacha durante 10 minutos. entretanto, misture as natas com oqueijo, o açúcar, a farinha e a baunilha.
3. Adicione os ovos à vez, continuando a mexer. Distribua o preparado sobre a dase já cozida e leve ao forno a cozer durante 50 minutos. Retire o doce do forno e deixe arrefecer.
4. Com a ajuda de uma faca, descole o doce da forma e desenforme.
5. Depois de frio, decore com os morangos ou ananás cortados e polvilhe com o açúcar em pó.

Notas: Pode também ser substituídas as bolachas de canela por bolachas de chocolate e decore com raspas de chocolate.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá! Chamo-me Carla Grosso, vivo em Salamanca, Espanha, mas tb já vivi em Lisboa. Na altura da Expo provei um cheesecake no forno no pavilhão da Suécia que nunca mais esqueci; Depois descobri um restaurante no Algarve que também o fazia e ía lá sempre nas férias só pela sobremesa. Era uma senhora holandesa que fornecia o restaurante, pelo que não tinham a receita, mas um belo ano deixou de o fazer, e o restaurante substituiu aquela iguaría por um odioso semifrio com queijo ralado por cima:( Sempre que falo com senhoras do norte da Europa pergunto se sabem fazer... Já fiz várias tentativas mas só uma versão de semifrio fez sucesso. Vou tentar a sua, alterando a cobertura, com o devido respeito (faço-a com frutos vermelhos congelados, uma pisca de açucar e compota dos mesmos, no microondas!! Experimente!. Suponho que 2 ou 3 colheres de farinha serão suficientes. Aqui lhe deixo desde já o meu agradecimento. Tem receitas muito práticas. Vê-se que tem gosto no que faz.
Obrigada e um beijinho pra Lisboa